quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COLÔMBIA

Seguindo sentido Norte pela Ruta Panamericana saímos de Quito para chegar à Colômbia. Da fronteira à Cali (capital da salsa) são aproximadamente duzentos km por um território ainda considerado hostil pelo governo, dentro dos sessenta por cento do território do país onde o governo colombiano de fato exerce soberania.

Todas as estradas encontram-se fortemente vigiadas pela policia e o exército nacional, com “blitz” a cada vinte km. Ademais, esse é o país com o maior número de pedágios, além de cobrar as maiores taxas do Continente Sulamericano. Incrivelmente não se nota a aplicação correta desses valores cobrados em infra-estrutura, pois, além da geografia de um país dividido pelas Cordilheiras, o asfalto encontra-se em más condições, estradas repletas de caminhões e quase todo o caminho com pista única.

Fomos informados pelas autoridades que ao Norte de Cali não existe nenhum risco aos viajantes, apesar da recente execução do Governador desse Estado pela guerrilha.

Chegando a capital Bogotá desfrutamos das noites alucinantes da cidade. Além da noite, existem diversos passeios culturais, como o Museu del Oro, com peças produzidas pelas comunidades pré-hispânicas que aqui habitaram. Ainda tivemos a chance de acompanhar o maior clássico futebolístico do país, Millionários contra Nacional, e presenciamos o show da hinchada colombiana.

O presidente Álvaro Uribe conta com um impressionante apoio popular e tem como seu maior êxito no governo tornar as estradas seguras. Segue governando com um único intuito e principal promessa da campanha eleitoral, liberar o país das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Notamos que a maior parte da população está cansada dos mais de quarenta anos de guerrilha, mas ainda assim as bases que o governo Norte Americano está construindo no país encontram enorme rejeição, ainda mais com o fundamento de que as FARC controlam a produção de cocaína no país do narcotráfico, uma vez que é notório que ambos os lados lucram com a produção e distribuição da droga.


Entre a capital e o litoral caribenho do país está Medellín, antigamente território controlado pelo maior cartel de drogas do mundo e hoje, anos após a morte de Pablo Escobar (El Patrón), é um dos principais destinos turísticos da Colômbia.

Contudo, o que realmente impressiona são as águas cristalinas do caribe e as lindas praias, devendo-se dar destaque à Taganga (pequeno povoado perto de Santa Marta) e o incrível Parque Tyronna, reserva ecológica localizada perto da fronteira com a Venezuela, onde o visitante pode acampar por dias e aproveitar os dias para conhecer as praias do parque, seguindo por trilhas em meio à natureza e onde facilmente se vê animais silvestres, como macacos e diversos pássaros.


Esse exuberante país, aparentemente cheio de contradições, realmente pode apaixonar o viajante, não apenas pelas lindas praias e cidades, mas também pelo simpático e carismático povo.







2 comentários:

  1. Ehh garoootos...pra variar....os mais belos lugares desse mundao!! uhuul!
    q bom q vc tah chegandooooo.......to com mta saudadeeeeeeee Sah! suas e do Fefe, clarooo!
    bejuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Demorou para atualizar, hein!!!

    Muito lindo esse país! Não sabia.


    Obs-Fe, seu cabelo cresceu...
    ;-)

    Beijos.

    ResponderExcluir