segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CUSCO

Apenas oito km depois de Copacabana chegamos a fronteira com a Republica Peruana. Seguindo pela Ruta Panamericana passamos por Puno e chegamos à Cusco, cidade localizada no coração das Américas e parada obrigatória para quem vai explorar as inúmeras ruínas incas e espanholas da região.




Uma cidade com aproximadamente trezentos mil habitantes (grande maioria de origem quéchua) e localizada a três mil e quatrocentos metros de altitude. Cidade espetacular onde se respira história e cultura, com uma arquitetura muito bem conservada pode-se conhecer ruínas da comunidade Inca, que aqui estabeleceu a “sede” de seu império que data de mais de quatro mil anos, e ao mesmo tempo se nota uma grande influência da colonização espanhola.

Localizada no centro da cidade está a Plaza de Armas, cercada por prédios históricos do período colonial. A sudeste da praça está um antigo caminho Inca, com paredes que datam de mais de três mil anos e que ainda permanece um mistério para ciência e engenharia, uma vez que até a hoje não existe uma tecnologia capaz de reproduzir tamanha perfeição no encaixe das pedras que pesam toneladas e não cabe um fio de cabelo entre as mesmas.




Em Cusco é possível conhecer diversas igrejas coloniais e museus, além de feiras regionais de artesanatos típicos. Ademais, existem quatro ruínas próximas a cidade, utilizadas provavelmente para rituais de sacrifício, além de uma fortaleza Inca que também deveria ser utilizada como um grande santuário.



Com um povo simpático e atencioso, além de malandro como os brasileiros, nos sentimos em casa em Cusco. Além da beleza natural e histórica da região, é um bom local para se estabelecer e explorar a cultura Inca (localizada próxima ao Valle Sagrado) ponto de partida para conhecer a cidade perdida de Machu Picchu.

Um comentário:

  1. Ai que delícia!!!!!
    Samuca come um camote por mim!!!!!
    Amei Cusco!!!
    Aquela praça é uma graça e as ruelinhas em volta ainda mais charmosas.....você já viu a pedra de sei lá quantos ângulos?´
    Fica numa ruelinha perto da praça numa subida cheia de lojinhas de pinturas (que aliás sai numa outra pracinha lá mais acima muito charmosa tb e com um restaurante chamado qualquer coisa PAPAS....hehehehe
    Tinha um carinha que tocava um instumento peruano lá louco que obviamente não lembro nome...rsrsrsrs
    Ai que delícia!!!! Pena que não terei tempo de passar por Cusco....mas dia 04/12 estarei em Lima e dia 05/12 chego em Arequipa!
    Aproveitem muito!!!!
    Beijinhos,
    Ana.

    ResponderExcluir