sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MACHU PICCHU

Dispostos a explorar a região do Valle Sagrado e as ruínas de Machu Picchu partimos de Cusco a Ollantaytambo e seguimos, cruzando a Cordilheira Urubamba, até chegar ao povoado de Santa Teresa.

A estrada segue asfaltada até aproximadamente cem km de Ollantaytambo e a partir daí inicia uma das mais charmosas trilhas do Continente.

Apesar da paisagem deslumbrante o caminho não deixa de ser perigoso e segue até uma hidroelétrica localizada há vinte km de Santa Teresa.

Caminhamos então por duas horas seguindo o trilho do trem, acompanhado pelo Rio Urubamba, até chegar a Águas Calientes, porta de entrada do Santuário Histórico de Machu Picchu.

Esse é somente um dos caminhos conhecidos e o mais econômico para quem vai de carro ou onibus, para os amantes do trekking existe a trilha inca (inca trail), onde o viajante pode fazer a caminhada em duas opções, quatro dias partindo de Qoriwayrachina (39 Km) ou dois dias partindo de Chachabamba (19 Km).

Apesar do alto valor cobrado pelas agencias de viagem a trilha inca tem uma imensa procura, onde o viajante tem que fazer uma reserva com pelo menos um mês e meio de antecedência.

Mesmo repleto de aventura e belezas naturais existe uma grande exploração dos guias que levam todas as bagagens desses viajantes, alem de montar as barracas e preparar os alimentos.

A trilha inca tem seu final em Intipunku, a entrada principal do templo que em quéchua significa “entrada del sol” e que em 21 de junho dia do solstício de inverno o raio do sol ilumina diretamente a cidade perdida intiwatana (que significa amarrar ao sol) onde teriam medidas astronômicas para o tempo e as estações do ano.

As ruínas são impressionantes e misteriosas, hoje um local turístico e antigamente sede do império Inca, onde viveram aproximadamente mil pessoas.

No topo de Waynapicchu (montanha localizada ao lado de Machu Picchu e onde se cultuava a Lua) se pode ver a majestosa cidade e uma vista panorâmica de todo o vale que a rodeia.

A precisão nas construções impressiona, mas o que realmente chama a atenção foi o local cuidadosamente escolhido. Um lugar realmente lindo e geograficamente perfeito em termos de segurança militar do Império.

Os questionamentos sobre a forma em que a cidade foi construída são constantes e ainda se pode sentir uma energia mística emergindo deste local que realmente deve ser considerado sagrado.

De fato as palavras são inúteis diante desta realidade fantástica, onde magia e verdade caminham lado a lado.










7 comentários:

  1. nossa eu keria taaanto estar ai e sentir essa eneria toda! entrou em alfa??
    beju e..........
    PARABEEEEEEEEEEEEEENS SÁ!!!TÁ FICANDO VÉIO HEIM!! O LOCO MEW!!!!
    bju

    ResponderExcluir
  2. é isso ai manoooosss!!!!

    Lindas fotos... parabéns... as matérias sobre cada local que vcs passam está sensacional!!!

    Parabéns Samuca!!!!! Felicidades!!!! Eh isso ai... aniversário nos locais que vc sempre sonhou estar!!! Parabéns mano!!!

    O sistema é mal mas minha turma é legal!!! rsrsrsrsrsrsrs...

    Abraços!!! Abraços Fernandinho!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que demais!!!!
    Como eu queria ter mais dias na minha ida ao Peru para rever isso tudo aí....
    Que peninha!
    Aproveitem muito!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa as fotos estão divinas! A que tem um céu lindo com uma "geral" de machu pichu, wow! Dá a impressão que deve dar uma sensação muito especial estar lá!

    besitos

    ResponderExcluir
  5. oi FÊ adorei as fotos.... mó saudade

    boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Força aí Fernando!
    Aqui o João Portuga, a gente se falou no Casa Club, tá lembrado?!

    Muito boa essa viagem! Tb subi a Macchu Picchu por este caminho.. santa teresa, hidroeletrica, linha do trem.. sempre a subir! E se o caminho já é bom, é lindo mesmo lá em cima!

    Bro, tenho contatos em Lima, Iquitos na amazonia peruana, num retiro hare-krishna perto de Lima o EcoTrulyPark, se puderem, fiquem lá, são só gente boa.

    Fala algo se precisar!
    Um abraço, Aproveita.. Carpe Diem
    e BOA VIAGEM!
    Estou aí apoiando voce!

    ResponderExcluir