segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BUENA ONDA


Cruzamos a fronteira entre Colômbia e Venezuela por Macaio e seguimos pela costa até a capital, Caracas. Ainda pelo litoral fomos até Barcelona e seguimos ao Sul, passando por Ciudad Bolívar, até Santa Helena de Uairén, apenas dez km da fronteira brasileira.

A “Revolução Popular” organizada por Hugo Chávez passa por um momento crítico, com um custo de vida muito alto para os venezuelanos, sendo que a rejeição do presidente aumenta gradativamente em todas as classes sociais.

“Eu sai da minha terra por ter sina viageira, cum seis meses de viagem eu vivi uma vida inteira. Saí bravo, cheguei manso, macho da mesma maneira. Estrada foi boa mestra, me deu lição verdadeira, coragem num tá no grito e nem riqueza na algibeira, e os pecado de domingo quem paga é segunda-feira. Vamo-nos embora, ê ê, vamo-nos embora camará, pra esse mundo afora ê ê, pra esse mundo afora câmara.”

Uma experiência única e inexplicável, passando pela neve, desertos, ruínas, praias, selva, praças e capitais. Tentamos compartilhar aquilo que vimos e vivemos.

Aprendemos que a verdadeira revolução não está na militarização antiimperialista de Chávez, tampouco na guerra que Uribe tenta travar contra o resto do mundo e muito menos no neoliberalismo chileno. A verdadeira revolução é pessoal e interior, trata-se de evoluir como pessoa no mundo em que vivemos, trata-se do amor ao próximo e a nossa terra, trata-se da união.

O que nos torna pessoas melhores? O que nos diferencia do próximo? Por que o ser humano, que é capaz de amar, também é capaz de odiar e destruir?

Cabe a cada um buscar as repostas para estas e outras perguntas e enfim decidir como agir consigo e com o mundo.

Esperamos que nosso objetivo tenha sido alcançado, compartilhando as belezas desse imenso continente e quiçá servido de algum tipo de inspiração.

A única certeza é que vivemos em um lindo e rico continente, repleto de boas pessoas e cuja história e cultura jamais serão abaladas.

Agora só nos resta nosso sangue latino, muita coragem e determinação.

3 comentários:

  1. QUE LINDOOOO!!! AMEII!!!! E SE ESSE BLOG VIRAR LIVRO, VOU SER A 1ª A COMPRAR!!!!!!
    Q BOM Q ESTAO VOLTANDOOOOO!!! =D
    BEJUU
    e boa viagem de volta garoootos!

    ResponderExcluir
  2. Samuca adorei seu blog...seus relatos!!
    Parabéns pela coragem, por conquistar seus sonhos e objetivos!!!
    Bom retorno!!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amigos he seguido su blog a lo largo de too el viaje, imagino q la estadia en Venezuel fue poca, por las ganas de legar a casa,
    Les dejo un abrazo y gracias a la vida por dejame conocerlos, besosss Dani de venezuela.
    maylet16@hotmail.com

    ResponderExcluir