segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LA PAZ

Retornamos pela Ruta 5 até Potosi e seguimos pela Ruta 1 até La Paz, passando por Oruro, capital cultural da Bolívia e onde também é celebrado o maior carnaval do país. Todo o caminho está asfaltado e a qualidade é boa.

La Paz é a sede do Poder Executivo e Legislativo da Bolívia, uma cidade localizada à três mil e setessentos metros do nível do mar, construída num vale em meio a Cordilheira. Local interessante mas longe de ser considerado bonito, uma vez que a maioria das casas encontram-se sem acabamento.


Por todos os lados existem feiras e mercados, podendo dar destaque ao Mercado de los Brujos, assim batizado por vender fetos de Lhama secos (usado para bruxaria), bem como uma variedade de ervas, como San Pedro e Ayahuasca; além de roupas e instrumentos típicos.

Próximo ao Mercado de los Brujos está o Coca Museo, com fotos e história desta cultura que existe à mais de três mil anos, originada pelos povos Incas.



O acervo do museu foi cuidadosamente escolhido, com ênfase ao distinguir a folha de coca da cocaína, sendo esta um problema crônico da sociedade boliviana. Seu uso é indiscriminado na cidade e principalmente na vida noturna de La Paz, rica em bares de discotecas.

Um bom local para uma visita cultural, por conta dos museus, parques e mercados, contudo é preciso ficar atento aos problemas das metrópolis, agravados pelo pobreza e o alto indíce de usuários de cocaína, sendo comum oferecerem droga ou pedirem esmola pelas ruas da cidade.


6 comentários: